Keeper Formaturas

Quando montar a comissão de formatura?

Um dos maiores motivos de reclamação de formandos com as comissões de formatura é o valor da adesão da festa. E convenhamos, por mais que a formatura seja em geral um evento grandioso, o preço realmente é alto.

O que muitas pessoas fazem para diminuir o peso de uma compra importante no bolso? Dividir o valor em várias parcelas!

E como a formatura deve ser paga antes do evento, quanto maior a antecedência da adesão, maior a facilidade de pagamento.

E apesar de ter um alto custo, a formatura também representa um momento simbólico na vida dos universitários. Então as expectativas à festa, devem sempre superar as expectativas nas formas de pagamento e parcelamento. Deve ser algo prático e não uma dor de cabeça.

Valsas, abraços e lembranças: com uma responsabilidade desse tamanho nas costas, as comissões de formatura não passam por uma maré fácil. Mas nada precisa ser tão difícil quanto parece.

Nesse texto, abordaremos o momento certo para se formar a comissão de formatura para que se possa tanto planejar a festa com eficiência quanto diluir o valor a ser pago pelo formando em mais parcelas.

Afinal, quando montar a comissão de formatura?

A verdade é que não adianta pensar em mil detalhes para a formatura se não há tempo suficiente para planejar com calma e antecedência a festa.

Como explicamos no texto “Os benefícios da arrecadação antecipada”, quanto antes a comissão puder começar a trabalhar, melhor tendem a ser os resultados.

Sempre é possível organizar uma festa de formatura com menos de 1 ano de antecedência, mas a questão é se todos os formandos terão condições financeiras de pagar pelo preço da adesão em poucas parcelas.

Este é um dos pontos relevantes, outra questão é a negociação com os fornecedores. Como tudo na vida, quanto mais em cima da hora, mais caro acabamos pagando por um serviço ou produto… sem falar no poder de barganha que é perdido!

O quanto antes você montar a comissão de formatura, melhor!

Então a resposta é: a comissão de formatura deve ser montada o quanto antes. Não adianta enrolar, quem acaba perdendo é a turma toda!

Porém existem alguns pontos que devem ser levados em consideração:

  1. Se o seu curso tem uma alta taxa de reprovação não monte a comissão logo de cara, espere um pouco;

  2. Muita gente não gosta do curso ou da faculdade, por isso até o terceiro semestre muita gente vai trancar ou deixar a faculdade. Assim, consequentemente irá diminuir o número de formandos;

  3. Levando em consideração as dicas anteriores. Por exemplo, em um curso de 8 semestres, uma ótima data para formar a comissão de formatura é no segundo ou terceiro semestre. Em um curso de 10 semestre, iniciar até o quarto semestre é o ideal;

  4. O ideal é que a comissão nunca seja formada após a metade do curso. Pois nesse ponto, até a arrecadação de fato começar, muitos formandos já não podem mais participar e aderir por questões financeiras;

  5. A comissão deve ser formada por pessoas engajadas e responsáveis! Fique ligado naquele amigo que só está interessado na farra e não quer fazer assumir responsabilidade.

Nós nascemos para tornar segura e descomplicada a arrecadação financeira da sua formatura, para você focar no que realmente importa: a festa! Ficou com alguma dúvida ou quer saber ainda mais? Vem conversar com a gente, mande uma mensagem.