Keeper Formaturas

Organizar festas para ajudar na arrecadação da formatura

Festas organizadas pela comissão ajudam a arrecadar para a formatura e proporcionam momentos inesquecíveis para a turma, mas para isso, são necessários alguns preparativos.

O custo de uma formatura pode variar. Depende da quantidade de formandos, do local escolhido, do buffet, das atrações… Mas o fato é: independente desses fatores, quanto mais fontes de renda somarem à arrecadação, além do pagamento dos formandos, mais dinheiro a turma terá para investir na festa e maior e melhor será a formatura!

Para isso, a comissão pode organizar vendas de produtos extras, como rifas, bazares, itens personalizados, e, as queridinhas dos universitários: FESTAS!

Um evento organizado pela comissão de formatura, além de juntar dinheiro para a grande festa de conclusão de curso, vai proporcionar momentos inesquecíveis para os formandos e deixar aquele clima gostoso de união que toda sala sonha.

A possibilidades são inúmeras: cervejadas, churrascos, almoços, luais, pool parties, use sua imaginação e sinta o clima da sala. E, para garantir que a festa seja um sucesso e traga lucro para a arrecadação, são necessários alguns preparativos.

Planejar é sempre a palavra por trás de um evento de sucesso

Da mesma forma que você e sua comissão sonham praticamente a facul inteeeira com a festa de formatura, também é bom planejar com certa antecedência os eventos da turma que ocorrerão ao longo da jornada do curso. Por isso, com uns meses antes, comecem pensar nas seguintes coisas:

Tamanho da festa

Vai ser um evento reservado pra turma ou aberto ao público? Isso interfere diretamente no local, no consumo dos convidados e nas despesas com a organização, então, é importante fazer uma lista de convidados antes ou, pelo menos, estimar um número aproximado de pessoas.

Data do evento

O ideal é fazer logo após períodos de provas, quando todo mundo quer mesmo descarregar da tensão.

Atração

Vai ter? Quanto custa? Dica: Um jeito legal de animar a festa sem gastar dinheiro é organizar jogos e competições. Aqui são bem-vindos os famosos drinking games, karaokês, e-games, jogos de tabuleiro… Usem o que vocês tiverem a disposição!

Quantidade de comida e bebida

Decidiu qual o tipo de rolê da sua turma? Agora é importante calcular o consumo “por cabeça”, isso é, por convidado. Por exemplo, se for um churras da sala, a média é que se compre cerca de 500 gramas de carne por pessoa. Quando se trata de bebida, o estimado é 30 latinhas de cerveja, por exemplo, a cada 10 pessoas.

Mas nem só de bebida sobrevive o rolê universitário…

Então, não vai esquecer dos utensílios, hein?! Se for fazer churrasco, tem que considerar o carvão, grelha e facas. E para hora de atacar, talheres, guardanapos, pratos… Ah, e para a bebida não pode faltar gelo e copos! Esse é um bom momento pra vender um copo ou caneca personalizados da turma, que tal? Agrega valor à festa e o meio ambiente agradece a redução de plástico! Fica a dica (;

Além disso, é necessário pensar nos detalhes que são mais “chatinhos”, mas que vão fazer a festa correr bem e evitar dor de cabeça para os organizadores, afinal, vocês também merecem curtir. Segurança, equipe de limpeza, garçons e barman, tudo que vá garantir o conforto dos seus convidados e menos trabalho pra vocês! Dependendo da dimensão e local do evento, precisa de alvará da prefeitura. Vale a pena dar uma pesquisada nisso para não ter problemas depois.

E, por fim, chegou a hora de definir o ingresso. Aqui, vocês devem pensar em cobrar de entrada um valor que cubra as despesas, traga lucro, mas ao mesmo tempo seja acessível para o formando. É preciso cuidado pois um cálculo errado nesse momento pode transformar o que era pra arrecadar dinheiro e proporcionar lazer em um problemão! Então, sem ganância, mas também nada de sair chutando valores aleatórios. Cobre um valor que seja justo tanto para os organizadores, quanto para os convidados.

Além de organizar eventos lucrativos, o que pode ajudar você e sua comissão a ter mais dinheiro para pagar a formatura dos sonhos é investir! Você sabia que no Keeper seu dinheiro fica rendendo durante toda a arrecadação? Se quiser saber mais, fale com um de nossos consultores.