Keeper Formaturas

Planilha de projeção financeira para as comissões

Quem convive com membros de comissões de formatura sabe que uma dificuldade enorme e recorrente é a de planejar financeiramente a festa de formatura.

Na hora de organizar um evento, se pensa no espaço, nas bebidas, no buffet, nas atrações, na data, nos convites… O problema é que, na ansiedade de pensar nos detalhes da festa, muitas comissões acabam esquecendo de realizar antes projeções financeiras, para que todos estes detalhes saiam do papel.

Nesse texto, vamos levantar os pontos mais importantes que precisam ser considerados para que a projeção de arrecadação e de caixa seja efetiva. O planejamento financeiro é um passo essencial para que o processo de organização da festa de formatura ocorra sem grandes sustos.

As principais informações para realizar uma projeção financeira realista:

  • Valor da adesão
  • Meta de adesões
  • Desconto (em percentual) do pacote promocional
  • Número de pacotes promocionais a serem vendidos
  • Desconto (em percentual) do pacote à vista
  • Número de pacotes à vista
  • Número máximo de parcelas
  • Valor das Tarifas bancárias a serem descontadas por parcela

Depois de ter essas informações em mãos, é preciso projetar o caixa mensal da arrecadação.

Contudo, é importante considerar não só os valores a serem recebidos por mês. Mas também para quando estão previstos os pagamentos para os fornecedores.

Por exemplo, imagine uma turma que pretende levantar 500 mil reais para a sua festa de formatura e um fornecedor que custa 40 mil reais precisa ser pago em um determinado mês. Por mais que a arrecadação seja muito superior ao custo do fornecedor, é preciso ter certeza que a comissão terá disponível o valor em caixa no momento necessário.

Abaixo vai uma simulação realizada automaticamente pela ferramenta de projeção da arrecadação a partir dos dados hipotéticos inseridos.

projeção financeira de formatura

Perceba que em setembro de 2017, existe saldo disponível para pagar fornecedores; já em janeiro de 2018, não.

Nós sabemos que muitos que escolhem participar de comissão de formatura têm uma tendência a gostar de superar desafios. Mas superar expectativas não precisa envolver dificuldades financeiras, tá? É importante ter controle do caixa, para não levar o sonho da festa de formatura por água abaixo!

Afinal, quem nunca ouviu a história de uma comissão de formatura que precisou de última hora avisa toda a turma que precisavam contribuir com mais dinheiro não seria possível realizar a festa?!

A melhor forma de evitar isso é o planejamento! Por isso, desenvolvemos a planilha de projeção financeira. Assim, ajudamos comissões como a sua a terem o total controle da arrecadação.