Keeper Formaturas

Fraudes, lucro e glamour: o que você não sabia sobre o mercado de formaturas

Em todos os mercados existem os pontos positivos e negativos. Assim também é o de formaturas.

As comissões, formandos e seus familiares, sonham e investem muito nesse momento. É o fim de um ciclo, e nada mais justo que seja comemorado da melhor forma possível.

E por este motivo, o mercado de formaturas foi dominado por empresas que viabilizam festas grandiosas e com atrações musicais milionárias. Afinal, quem não quer se formar com um show da Ivete Sangalo?!

O mercado de formaturas se tornou praticamente um monopólio, com grandes players e um modelo de negócios bem estabelecido.

Mas o problema é que esse modelo não funciona para todas as turmas e comissões de formatura. E além disso, dentro dele existem inúmeros problemas de fraudes, mascarados pelo glamour das festas de formatura.

Lucros altíssimos das agências de formatura

Você sabia que as agências de formatura chegam a lucrar 300 mil reais com uma única festa? Isso acontece porque as empresas que organizam os eventos costumam cobrar uma taxa sobre cada contrato fechado.

Pouca gente sabe, mas a margem de lucro das agências de formatura costuma ser muito alta. E as comissões de formatura, por acreditarem que estas taxas administrativas são o padrão do mercado de formaturas, apenas aceitam e acabam pagando.

Hoje as taxas administrativas de cada contratação das empresas de formatura giram em torno de 10%. Isso significa que cada contrato da festa terá um custo adicional de 10% para a comissão de formatura.

Basicamente, a festa poderia ter muito mais coisa se o dinheiro das taxas – ou pelo menos parte dele – ficasse com a comissão.

As festas milionárias

As festas de formaturas milionárias se tornaram muito comuns. Com artistas consagrados no país como a atração principal, os formandos chegam a pagar até 20 mil reais para aderir e comprar mesas aos familiares e amigos.

São noites que chegam a custar 2,8 milhões de reais. Foi-se o tempo que a formatura era comemorada apenas com formalidades, colação de grau, jantar e festa com música ao vivo. Isso só aponta apenas o quanto este mercado tem a oferecer.

Mais de 1 milhão de jovens se formam por ano

Outro indicador importante deste mercado é o seu tamanho e oportunidade. Segundo o Censo da Educação Superior de 2017, dos mais de 8 milhões de estudantes universitários no Brasil, que pouco mais de 1,2 milhões estavam concluindo o curso.

E seguindo a média histórica de adesões aos bailes de formatura, pode-se estimar que mais de meio milhão de alunos universitários aderiram a festa de formatura em 2017.

Fraudes ainda ocorrem

Infelizmente, as fraudes em comissões de formatura ainda são realidade no país. É muito comum escutarmos sobre calotes e fraudes entre os membros da comissão de formatura, sabe as estatísticas do fantástico? São infelizmente reais!

Alguns membros de comissões de formatura se aproveitam da falta de controle das finanças da turma, para obter benefícios próprios. Às vezes, as fraudes nem são descobertas. Em outros casos, festas chegam a ser canceladas.

Falência das empresas de formatura

Nos últimos dez anos, em média duas empresas de formatura quebraram por ano no Brasil.

Quando uma empresa de formatura vai à falência, todos os contratos em aberto e já valores pagos pelos formandos para a festa, vão automaticamente para o processo de falência judicial. E os processos no Brasil, infelizmente correm muito devagar.

Isso significa que, todas as comissões de formatura e formandos com contratos em aberto com as empresas falidas, irão levar anos para recuperar os valores pagos e é fim do sonho da festa de formatura.

A falência nesse mercado é comum porque as agências de formatura – inclusive as maiores – trabalham com a estrutura de alavancagem financeira. Esta técnica de mercado, corresponde uma estratégia que emprega capital de terceiros para elevar a rentabilidade através de endividamento.

Sabe o que isso significa? Que todas as operações internas da empresa são financiadas pelo dinheiro das turmas e comissões, ou seja, se as receitas da empresa caem, ela entra em uma bola de neve de dívidas e juros, podendo falir.

Por isso é importante que a comissão avalie o histórico das empresas antes de fechar qualquer contrato. Quer mais dicas para manter o dinheiro da sua formatura seguro?

“Contas de padeiro” para gerir o dinheiro dos outros

As chamadas “contas de padeiro”, aquelas simples que funcionam para analisar apenas os números finais da arrecadação, não funcionam quando as comissões de formatura precisam de controle absoluto do caixa.

A falta deste controle, é o que muitas vezes deixa a comissão em risco de fraudes e taxas abusivas de empresas de formatura. Com tanto dinheiro envolvido, essa não parece ser a melhor solução, certo?

Por isso, é muito importante ter as ferramentas certas para controlar todo o fluxo de caixa da arrecadação.

Quer saber ainda mais ou ficou com alguma dúvida? Manda uma mensagem para a gente! E acho que você pode se interessar pela nossa calculadora de adesões.