Keeper Formaturas

O que é arrecadação antecipada para formaturas? – Tudo o que você precisa saber para começar a arrecadar

A formatura é um sonho que todos os universitários têm em comum. Celebrar com a família, os amigos e fechar o ciclo universitário com o diploma e a festa de formatura. Este é um dos momentos mais esperados pelos formandos de todo brasil.

E que todos querem que este sonho se realize você já sabe, certo? Mas as dificuldades para planejamento e execução da festa de formatura vão muito além do que os jovens universitários imaginam. A comissão de formatura precisa ser muito realista para entregar uma festa que caiba no bolso dos formandos. E é neste ponto que inúmeras comissões erram.

O mercado de formaturas é enorme e ainda assim, controlado majoritariamente pelas mesmas empresas. E um dos maiores problemas, é que o modelo de negócios desse mercado nunca foi um foco de questionamento das comissões de formatura e formandos. Afinal, todos querem apenas uma festa inesquecível, né?

Mas nos últimos anos, um dos piores pesadelos de qualquer formando começou a se tornar recorrente em todo país. Inúmeras empresas de formatura falidas e cada vez mais comuns os calotes milionários em cima de comissões universitárias.

São casos de recuperação judicial e falência de empresas de formatura que acabam virando notícia nos jornais e no fantástico. E todos pela mesma razão: alavancagem financeira.

Por isso atualmente, as comissões de formatura têm optado por outra forma, mais segura e transparente de planejar a festa de formatura. A arrecadação financeira antecipada. Então, se você ainda não conhece a arrecadação antecipada ou não têm certeza se é a melhor escolha para a sua comissão de formatura, preparamos esse guia completo para que você aprenda tudo o que precisa saber para descomplicar a sua formatura!

O que é arrecadação antecipada?

Arrecadação financeira antecipada é uma forma que a comissão de formatura possui para captar dinheiro para a festa. Ela acontece através da liberação antecipada da venda dos pacotes de adesão. Com o planejamento financeiro antecipado da festa, a comissão de formatura define os valores de arrecadação meses (ou anos) antes da formatura. Esse modelo envolve mais os formandos na arrecadação antecipada. Gerando uma maior taxa de adesão, engajamento com a festa e facilitando o pagamento das parcelas. Oferecendo assim, uma arrecadação para formatura mais segura e transparente, descomplicando a vida financeira de seus formandos.

Essa é a definição de arrecadação antecipada que usamos aqui no Keeper e apresentamos para os nossos clientes!

Mas, para deixar ainda mais claro para você, quero dividi-la e te explicar em detalhes:

“Arrecadação financeira antecipada é uma forma que a comissão de formatura possui para captar dinheiro para a festa…”

Existem diversas formas de uma comissão de formatura captar dinheiro para sua festa e uma delas é a arrecadação antecipada. Elas podem arrecadar através de agências de formatura, empresas especializadas em arrecadação, individualmente com a abertura de uma conta jurídica através de um CNPJ, entre outras… mas o objetivo é sempre o mesmo: juntar dinheiro para realizar a festa de formatura.

“… através da liberação antecipada da venda dos pacotes de adesão.”

A principal diferença neste tipo de arrecadação, é que os pacotes de adesão para os formandos são liberados para a compra muito antes do fim da graduação. E antes mesmo dos detalhes da festa serem definidos pela comissão de formatura.

“ Com o planejamento financeiro da festa em mãos, a comissão de formatura define os valores de arrecadação meses (ou anos) antes da formatura…”

A comissão de formatura que escolher utilizar este modelo de arrecadação financeira, antes de mais nada deve realizar o planejamento financeiro da festa. Para abrir as vendas dos pacotes para os formandos, é necessário que a comissão leve em conta a proporção da festa que está planejando. Por exemplo, qual número de formandos e convidados esperados na formatura? Uma vez que a comissão faça essa projeção, ela terá o seu planejamento financeiro. Então, poderá então definir os valores da arrecadação, pacotes de adesão e convites extras.

“Esse modelo envolve mais os formandos na arrecadação antecipada. Gerando uma maior taxa de adesão, engajamento com a festa e facilitando o pagamento das parcelas…”

A arrecadação antecipada gera valor para os formandos, impactando positivamente em alguns pontos:

  • maior taxa de adesão: um dos maiores problemas para as comissões de formatura são as baixas taxas de adesão dos formandos. E os motivos são os números de parcelas e altos valores de adesão. Mas antecipando a arrecadação, fica mais fácil aumentar a taxa de adesão! E justamente pelo maior tempo que os formandos têm para aderir aos pacotes.
  • engajamento com a festa: os formandos que aderem antecipadamente são mais participativos. Além disso, colaboram com insights e pesquisas para a comissão de formatura planejar a festa. Eles não só ajudam a comissão com boas ideias, como também em atrair novos aderidos.
  • facilidade de pagamento: formandos podem definir qual a melhor forma de pagamento para os pacotes de adesão. E se existe a necessidade de parcelar, podem escolher até 42 parcelas, por exemplo.

“Oferecendo assim, uma arrecadação para formatura mais segura e transparente, descomplicando a vida financeira de seus formandos.”

Uma vez que a comissão de formatura realizou a projeção financeira da festa, ela conhece todas as suas metas de arrecadação. Logo ela têm muito mais poder e controle dos números, tornando a arrecadação financeira muito mais segura e transparente. Além disso, as facilidades de pagamento e adesão descomplicam a vida dos formandos e responsáveis financeiros. Bem como, trazendo mais envolvimento positivo de toda a turma no planejamento da festa.