Keeper Formaturas

Nós fazemos pra você: a gestão do dinheiro na sua mão

A comissão de formatura começa a juntar o dinheiro dos alunos para organizar a festa e… o que devem fazer depois em relação a gestão deste dinheiro para a formatura?

  • A comissão já deve contratar a produtora de eventos? Já é possível pagar fornecedores?
  • Ou será que é melhor criar uma pessoa jurídica e uma conta em banco?

Muitas comissões de formatura, as vezes por desconhecimento, ou pela vontade de manter a tradição dos veteranos ao longo dos anos, acabam tomando decisões com o dinheiro que, digamos, não trarão os melhores resultados.

Nesse artigo, vamos expor alguns erros comuns. E ao final, te contar a parceria que vem chamando a atenção de diversas comissões de formatura ao redor do país.

Deixar a gestão do dinheiro com as empresas que organizam eventos

Ao fechar com uma agência de formatura com muita antecedência, há riscos associados à dependência dessa relação, você sabia?

A comissão de formatura sempre deve questionar porque deve depender de uma agência de formaturas com antecedência. Existem alguns detalhes sobre um contrato entre as comissões e as empresas que precisam ser discutidos.

Contudo, você acha que a maioria das empresas que organizam festas de formatura oferecem para as comissões relatórios transparentes? Ou então que mostram o que ela efetivamente gastou para contratar cada fornecedor? Ou o quanto está sendo cobrado da turma de taxa pela contratação do serviço?

Entretanto, essas informações normalmente não são repassadas aos membros da comissão.  

Muitas vezes, o ganho das empresas em cima de cada comissão gira em torno de 10%, você sabia? E infelizmente quem mais sofre com isso, muitas vezes são os formandos!

As agências de formatura são necessárias para auxiliarem na organização do evento. E as taxas administrativas cobradas são normais, mas de forma alguma essas mesmas agências são necessárias para gerenciar o dinheiro dos alunos – ou inclusive são benéficas aos alunos nesse processo.

Cair na malha fina da receita federal

Em contrapartida, outro ponto que é perigoso para a arrecadação da festa de formatura, é a comissão decidir arrecadar o dinheiro da turma por conta própria. Ou seja, existe um risco gigante em guardar o dinheiro arrecadado em uma conta corrente de um ou mais membros da comissão de formatura.

E este risco está ligado à receita federal, pois um único membro não teria como arrecadar sozinho todo o montante necessário para realizar uma formatura. E se cair na malha fiscal, além dos impostos, terá um dor de cabeça gigante para justificar a renda e todos os depósitos. Podendo assim, colocar o dinheiro de todos os formandos em risco.

Mas, isso pode ser facilmente resolvido se arrecadação for realizada com uma empresa especializada em arrecadação e gestão financeira para comissões de formatura, como o Keeper.

Não procurar rendimentos financeiros

Como diz um velho ditado, dinheiro parado é dinheiro perdido.

Além da inflação, também existe o custo de oportunidade de perder oportunidades de obter retornos financeiros. A comissão de formatura e toda a turma, ganham muito colocando o dinheiro arrecadado em fundos de investimento, você sabia?

Colocar o dinheiro dos formandos em risco

Ao mesmo tempo em que não se deve deixar o dinheiro parado, a comissão de formatura também não deve aplicar o dinheiro dos formandos sozinha! Com o dinheiro dos outros, todo cuidado é pouco.

Em geral, sugerimos que os formandos pensem em investimentos seguros que superem a taxa de inflação. Individualmente, cada formando pode pensar em investimentos de maior risco e retorno para eventualmente financiar a sua festa de formatura. Mas esse não é o papel da comissão de formatura, lembre-se, ela representa toda a turma!

Optar por uma empresa especializada de arrecadação e gestão

Mas todos estes problemas e preocupações podem ser resolvidos com a contratação de uma empresa especializada em arrecadação e gestão financeira para formaturas.

O Keeper, desde 2014 ajudou mais de 900 comissões de formaturas em todo Brasil. Realizamos a gestão do dinheiro para a formatura sem a necessidade da comissão abrir um CNPJ próprio!

Quer saber como podemos ajudar a sua comissão de formatura também? Fale conosco!