Keeper Formaturas

Mito do parcelamento pós festa

O sonho da festa de formatura é de todos. Mas, muitas vezes por questões financeiras, não são todos os formandos que podem realizá-lo. 

Entretanto, já existem muitas formas para facilitar e tornar mais acessíveis as adesões e pagamentos da festa de formatura. Mas infelizmente, não são todas as alternativas que são boas para os formandos e a comissão de formatura.

Por isso, é importante entender os prós e contras de cada uma delas antes de assinar qualquer contrato. E entre as inúmeras opções, uma das mais comuns dentro do mercado de formaturas é a do parcelamento pós festa. 

O parcelamento pós festa

Atualmente, a opção de parcelamento pós festa existe apenas dentro de agências de formatura. Ou seja, as empresas responsáveis por produzir as festas de formatura, contratar e pagar os fornecedores.

O parcelamento pós festa, é a opção que os formandos têm dentro das agências de formatura para participar da festa de formatura de sua turma, deixando algumas parcelas de pagamento para serem quitadas depois dela.

Assim, é como se os formandos fossem financiados pelas agências de formatura para participar da festa de formatura com parcelas em aberto. E esse financiamento só é possível mediante a assinatura de um termo de compromisso reconhecido em cartório pelo formando em questão.

Essa opção parece boa, né? Mas antes é preciso entender como ela funciona!

Em primeiro lugar, é preciso pensar em como a agência de formatura consegue financiar os formandos que escolhem o parcelamento pós festa. Para isso, as agências necessariamente precisam tirar dinheiro de seu próprio caixa, certo? 

E como sempre falamos aqui, como é comum no mercado de formaturas que as agências trabalham com seus caixas alavancados. Por isso, os parcelamentos pós festa, normalmente acabam sendo pagos pelo dinheiro de outras comissões de formatura que também fecharam com estas agências.

Sinal de pouca segurança com o seu dinheiro, não é mesmo?

Porque é bom para a empresa de formatura?

Acontece, que mesmo com todas as questões em torno da segurança desta técnica de pagamento, às agências de formatura ainda saem ganhando, e muito! 

Quando um formando opta pelo parcelamento pós festa, ele também está se comprometendo a pagar juros pelo valor destas parcelas, você sabia? Ao assinar o termo de compromisso de pagamento, os formandos também se responsabilizam por pagar reajustes mensais nas parcelas.  

Estas medidas de juros mensais, são tomadas para garantir a empresa de formatura que ela irá receber de volta o dinheiro que usou para “financiar” os formandos. Ou seja, apesar de pagarem em mais parcelas, acabam pagando mais pela festa de formatura.

Porque é ruim para o formando e a comissão de formatura?

Certamente a esta altura você já deve ter percebido que este tipo de parcelamento é muito melhor para a empresa de formatura, do que para os formandos, não é mesmo?

Entretanto, não são apenas os formandos que perdem dinheiro com essa forma de pagamento. A comissão de formatura também deixa de ganhar, afinal todo o dinheiro arrecadado após a festa de formatura não será utilizado para a produção dela, certo?

Todo o dinheiro pago pelos formandos após a festa de formatura será apenas de lucro para a empresa de formatura.Por isso, é muito melhor e mais lucrativo para as comissões de formatura, encontrarem outras alternativas para facilitar o pagamento da adesão.

Outras alternativas para os formandos e sua comissão de formatura

Entretanto, existem outras alternativas para tornar as adesões mais acessíveis de uma forma mais segura. E para isso, a comissão de formatura deve se organizar! Principalmente para trazer opções mais fáceis de participar da adesão da formatura além da tradicional.

E pode acreditar, ao tornar a festa de formatura mais acessível, o número de adesões aumenta! Aqui vão algumas sugestões para sua comissão de formatura:

Aumentar o parcelamento

Para aumentar o número de parcelas e consequentemente facilitar o pagamento a comissão de formatura precisa se organizar. Sabe-se, que quanto antes a comissão de formatura for montada e realizar a projeção financeira para a festa, melhor.

A partir daí, a comissão pode definir o valor dos pacotes de adesão e abrir às vendas aos formandos. Mas é sempre bom ter o apoio de uma empresa especializada na arrecadação antecipada, como o Keeper.

Pacotes de adesão coletivos

Sabendo que existem pessoas que não irão conseguir aderir o pacote completo para a formatura, uma das alternativas para a comissão de formatura é criar pacotes coletivos.

Este tipo de pacote funciona com o valor de 50% a menos que o pacote de adesão completo. Esse pacote é chamado de meia-adesão, pois os formandos que optam por fechar este tipo de pacote recebem apenas 5 ingressos, ao invés dos 10 do pacote completo.

É uma alternativa muito boa, tanto para a comissão, como para os formandos!

Fundo social

Além das opções acima, algo que está se tornando bastante comum entre as comissões de formatura é a criação de um fundo social. A ideia surgiu para arrecadar dinheiro e diminuir o custo de adesão dos bolsistas ou aqueles que estavam com dificuldades financeiras, mas ainda assim gostariam de realizar o sonho da festa de formatura.

O fundo social é aberto como um caixa livre de doações. E durante o período de arrecadação financeira da turma, recebe valores de quem quiser colaborar – sejam formandos, pais, professores, amigos… 

Ao final, todo o dinheiro arrecadado no fundo é dividido igualmente pelos formandos que precisam. Essa alternativa faz com que a formatura seja mais inclusiva e acessível.

E, agora que você já sabe como funciona o parcelamento pós festa e outras alternativas para facilitar o pagamento da formatura aos formandos. Que tal entender também as vantagens de uma arrecadação financeira antecipada com uma empresa especializada? Mande uma mensagem para o Keeper!