Keeper Formaturas

Margem de lucro das empresas de eventos: como não ser explorado

Você ficaria espantado se te disséssemos que empresas de formatura chegam a lucrar 300 mil reais com uma única comissão de formatura?

Pouca gente sabe, mas a margem de lucro das agências de formatura costuma ser assustadoramente alta. E as comissões de formatura, por acreditarem que estas taxas administrativas são o padrão do mercado de formaturas, apenas aceitam e acabam pagando.

Mas, além disso, existe outro problema: não saber o quanto as agências de formatura estão de fato, cobrando. As taxas do mercado de formatura sempre foram uma incógnita para as comissões e formandos. E muitos não sabem como ocorre a precificação das festas de formatura, o que gera margem para a exploração.

Hoje as taxas administrativas de cada contratação das empresas de formatura giram em torno de 10%. Isso significa que cada contrato da festa terá um custo adicional de 10% para a comissão de formatura.

Não é comum que as empresas ofereçam relatórios que mostrem os valores efetivos da festa para as comissões. Mas sabia que as taxas de contratação são um dos motivos?

Mas como assim?

É isso mesmo! Cada fornecedor contratado pela empresa de formatura terá o seu valor final reajustado. E isso ocorre por através de uma taxa administrativa acordada entre a comissão de formatura e a empresa.

Então, se as atrações custaram para a empresa cerca de 150 mil reais, a agência cobrará 165 mil da comissão. Sim, a comissão terá um gasto adicional de 15 mil reais fechando este contrato através da empresa. Dá pra imaginar o tamanho do estrago ao pensar no quanto é cobrado do valor total da festa?

Como levantamos nesse texto, se você acha que a sua comissão de formatura – ou alguma comissão que você conhece – de fato têm acesso a tais informações, infelizmente temos que dizer que isso não é verdade.

Muitas vezes, o que acontece é a empresa de formatura disponibilizar os valores totais que foram gastos. Mas e os comprovantes? E as notas fiscais? No fim das contas, as informações não podem ser 100% comprovadas quando disponibilizadas.

Com todas as informações sobre a festa que não ficam explícitas, a abertura para que as agências de formatura faturem alto em cima do dinheiro dos formandos.

E entre todas esses fatos, é muito importante ressaltar que apesar de muito comum no mercado de formaturas, não são todas as empresas que realizam estas práticas de cobrança. Mas, é preciso que a comissão pesquise muito antes de assinar qualquer contrato, tá?

Então vem a pergunta: o que a comissão de formatura pode fazer para não ser explorada? A única saída é a comissão ter o controle em sua mão.

Relatórios

Nós, do Keeper, já levantamos a importância dos relatórios diversas vezes, né? E por mais que soe repetitivo, a dica é essencial: é necessário ter relatórios financeiros completos e atualizados para que a comissão de formatura nunca sofra com as fraudes.

Os relatórios com a relação de todas as compras feitas, a situação financeira atualizada de cada formando e o extrato detalhado de todos os recebimentos e pagamentos são básicos e essenciais.

As comissões precisam sempre pedir para que as empresas de formatura forneçam essas informações! Além das reuniões de fechamento e decisão, marquem também reuniões financeiras. Fique de olho nos números.

Dinheiro sob a custódia da comissão

É importante para o controle da comissão de formatura, que ela mantenha sob sua gestão o máximo de tempo possível o dinheiro da arrecadação. Enquanto o dinheiro está sob a custódia, seja aplicado no banco ou em uma empresa de arrecadação, a comissão tem o poder de decisão.

A partir do momento que a comissão paga por algum serviço relacionado a festa de formatura, através de uma agência de formaturas, ela perde a chance de negociar e fica sujeita às taxas desta mesma agência. A comissão perde o controle.

Entretanto, se o dinheiro para contratação do serviço, ao invés de sair da conta da agência, sai diretamente da conta da comissão de formatura, a agência não tem como cobrar taxas. Neste caso, a comissão detém 100% do controle, se protegendo destas taxas e fazendo o dinheiro da arrecadação da turma valer muito mais!

Quer saber ainda mais sobre como não ser enganado na organização da sua festa de formatura? Deixe um comentário ou envie uma mensagem que nosso time irá te ajudar!

Você é de uma comissão de formatura e quer entender melhor como o Keeper funciona? Converse com a gente agora mesmo!