Keeper Formaturas

Ideias empreendedoras para juntar dinheiro para a formatura

Esse texto foi escrito originalmente pelo Keeper Formaturas para o portal Dinheirama.com

Uma das maiores preocupações das comissões de formatura costuma ser a meta de arrecadação para realizar a festa planejada. Além disso, de pensar em novas ideias para juntar dinheiro para a formatura.

De fato, existem motivos para isso: como tradicionalmente as adesões envolvem 10 convites com direito a open bar e open food em uma festa cheia de atrações e de qualidade altíssima, os custos tendem a ser elevados.

Todavia, existem formas que podem fazer com que a arrecadação seja otimizada e que os formandos possam arcar com os valores. No Estado de São Paulo, em média, cerca de 60% do valor da festa vem das adesões, ou seja, das venda de pacotes e mesas da formatura.

Por isso, o ponto essencial é a comissão de formatura realizar pesquisas com os formandos para entender as suas expectativas para a festa de formatura e o quanto eles estão dispostos a pagar.

Fazer um excelente planejamento financeiro e começar a vender os pacotes da formatura antecipadamente com um serviço externo de arrecadação, como o Keeper, possibilita que os formandos dividam o valor diversas parcelas – muitas vezes em mais de 30.

Checklist: passo a passo que a comissão de formatura deve seguir antes de iniciar a arrecadação.

Como diluir o valor da adesão?

Mas isso não significa que outras fontes de receita podem ser desprezadas, principalmente quando se trata de um evento de custo tão alto e em que o valor para cada aluno pode ultrapassar aquilo que muitos poderiam arcar. Tudo o que puder diminuir o valor pago pelos formandos é muito bem-vindo!

Existem novas ideias para juntar ainda mais dinheiro para a formatura. E assim, completar o valor da festa, aparecem outras alternativas que as comissões podem utilizar para que o valor que os estudantes tirem do bolso diminua. Alguns exemplos são as rifas, a venda de brindes e a realização de festas.

Este texto é voltado para as maneiras que as comissões de formatura têm para diminuir o valor cobrado individualmente. Ou seja, serão tratadas apenas iniciativas coletivas.

Então, quais as principais formas de se juntar dinheiro para a formatura?

Festas e eventos

Muitas turmas optam por realizar festas ao longo dos semestres e utilizar todo o lucro para financiar a formatura.

Basicamente, a ideia é realizar um evento super lucrativo e destinar este lucro para o financiamento do baile de formaturas em si. A ideia é boa, mas é importante checar se a festa planejada tem, de fato, bom potencial de lucro.

Brindes

Já ouviu falar das “barraquinhas” das comissões de formatura?

Em alguns dias – como por exemplo em dia de lançamento do pacote de adesões ou de reunião da comissão com os demais formandos -, vale a pena vender itens da turma como canecas, camisetas, chaveiros e casacos. Assim, a  margem pode ser utilizada para completar o custo da festa de formatura.

Rifas

As rifas são quase unanimidade entre as turmas que se organizam para realizar uma festa de formatura.

Os formandos podem definir prêmios e vender rifas próprias de forma separada do restante da turma. Dessa forma, é possível financiar parte ou a totalidade de seu pacote para a formatura.

Mas as rifas podem ter mais de um intuito. Na maior parte dos casos, as turmas definem o valor de compra do pacote para os alunos e, além disso, estipula uma quantidade de rifas para cada um vender. No fim, o estudante terá que integralizar o valor dos papéis – tendo conseguido vendê-los ou não.

Por mais que não seja a tarefa mais prazerosa, os resultados costumam ser positivos.

Vendas (porta a porta)

Além de fazer barraquinhas na faculdade, algumas comissões de formatura também optam por realizar vendas em outros lugares.

Não é raro perceber turmas vendendo assinatura de revistas na frente de outras faculdades, por exemplo.

Outros

Há espaço livre para a criatividade: apesar de não ser tão comum, algumas turmas organizam viagens, bazares, bingos e competições. Tudo para, com o lucro obtido, utilizar na festa de comemoração do diploma universitário.

Há um rol de possibilidades para explorar.

O importante é que todos os formandos possam compartilhar desse sonho!