Keeper Formaturas

Jogos universitários: guia completo para aproveitar

Os jogos universitários são um dos momentos mais aguardados do calendário acadêmico! Durante o primeiro semestre de cada ano, as edições dos jogos ocorrem em todo o país durante os feriados de Páscoa e Corpus Christi.

Não importa seu curso, sua faculdade ou de que estado você é, uma coisa é certa: os jogos sempre representam o melhor evento da vida universitária!

Mais de 8 faculdades se reúnem anualmente na cidade sede escolhida pela comissão organizadora, durante quatro dias repletos de festas, open bar e, é claro, muitos jogos.

Esse é o momento de vestir a camisa da sua faculdade, torcer, cantar com a bateria e se integrar com o crush que você passou o semestre de olho!

Quer saber mais sobre a proposta dos jogos universitários e como fazer parte dessa experiência? Siga a leitura deste artigo!

O que são jogos universitários?

Os jogos universitários são um dos eventos promovidos pela Confederação Brasileira de Esportes Universitários. Sim, é isso mesmo. Apesar de muitos acharem que os jogos são só festa, eles representam um dos eventos mais importantes do ano para a liga esportiva universitária!

Como funcionam os jogos universitários?

Os jogos ocorrem em diversos estados do Brasil e são divididos entre as atléticas de cada curso. Por isso, existem diferentes jogos, com nomes específicos que fazem referência às áreas da:

  • Economíadas – Jogos universitários que reúnem os estudantes de ciências econômicas
  • Jurídicos – Jogos universitários das principais atléticas de direito
  • Engenharíadas – Jogos universitários dos estudantes de engenharia
  • InterMed – Jogos universitários das atléticas das faculdades de medicina
  • Interpsico – Jogos universitários das principais faculdades de psicologia

Os jogos universitários funcionam como uma olimpíada das faculdades, onde diversas atléticas de uma região, estado ou país se reúnem para competir em diferentes modalidades esportivas como atletismo, futebol, basquete, natação e outras. As modalidades podem variar de acordo com a região e o curso específico.

Além de fomentar o esporte, os jogos universitários buscam integrar as faculdades e promover a diversidade.

Como se preparar para os jogos universitários?

Antes de tudo, se estes forem seus primeiros jogos, você precisa saber muita coisa para não cair em nenhuma roubada. Pensando nisso, nós criamos este guia básico de sobrevivência aos jogos universitários e reunimos aqui todas as informações que você precisa antes de ir:

Leia também nosso artigo sobre como organizar festas para ajudar na arrecadação da formatura

1. A cidade sede

A comissão organizadora, composta por membros das atléticas participantes, define qual cidade será a sede da vez. Assim que uma edição dos jogos termina, logo começam os preparativos para a próxima.

Os jogos geralmente ocorrem nas cidades do interior dos estados ou na praia e, a cada ano, a comissão organizadora fecha acordo com a prefeitura da cidade que irá recebê-los durante os quatro dias de campeonato. Você precisa ficar ligado nessa informação caso decida ficar em um hotel ou alugar uma chácara.

Além de sediar os jogos, a cidade também se beneficia com todo o lucro e geração de empregos que o grande fluxo de universitários gera durante o feriado.

2. Onde dormir?

Como todo ser humano, uma hora você precisará dormir, pouco, mas vai! Por isso, você tem que definir antes de ir para os jogos se prefere ficar em uma barraca, em um hotel ou em uma chácara.

Os benefícios de não ficar em uma barraca são claros. Além do conforto de um colchão, você também terá acesso a banhos quentes. Mas, acredite, ter toda a comodidade de um hotel pode não ser a melhor opção! Ficar em uma barraca durante os jogos é o que completa a experiência.

Para isso, lembre-se: é necessário ter uma barraca impermeável, um cadeado para proteger sua barraca contra invasões e um bom saco de dormir.

3. Os pacotes

Quando as vendas começarem, compre os ingressos para o alojas, as festas e, se necessário, para o ônibus de ida/volta. Uma das vantagens de não ir de carro é que, devido o open bar, os ônibus permitem que você beba até o último segundo no alojas e volte dormindo. #ficaadica

Aviso importante: os pacotes podem ser bem caros! Então é melhor que você comece a economizar um pouco antes, tá?

Leia também: Razões para optar por vendas online no rolê da faculdade

4. O alojas

É aí que quase tudo acontece, mesmo. Dependendo do esquema da sua faculdade, o alojas (ou tenda) será o seu ponto de referência para todas as festas e jogos. É neste lugar onde você irá dormir, comer, beber…

É importante entender com antecedência se a estrutura do seu alojas está próxima ou distante das arenas e se está localizada perto de restaurantes ou shoppings para almoçar um pouco melhor.

5. Fazendo a mala

Antes de mais nada, se você planeja ficar em uma barraca, considere levar apenas uma mala de mão. Ou seja, nada de rodinhas para atolar na lama, ok? Você precisará carregá-la de qualquer maneira, então facilite as coisas.

Tente organizar os looks com antecedência, mas se você está pensando em desfilar, esqueça! As roupas geralmente são simples, como shorts jeans, um bom chinelo e o abadá da faculdade. 

Lembre-se: à noite pode fazer frio no interior, então leve um moletom ou cobertor que não ocupe muito espaço.

Você precisa ter em mente que irá se sujar e que, se chover, corre o risco de ter a sua barraca alagada, por isso, não esqueça de incluir na bagagem muitos sacos de lixo ou algo impermeável para cobri-la, ok?

Seja compacto! Pense que a última coisa que você vai querer no último dia é arrumar a mala.

6. A barraca

Se você resolveu ir de barraca, veja algumas dicas práticas:

  • Se a sua barraca é para 3 pessoas, compartilhe com apenas  2. Se é para 6, com 4… isso irá te ajudar a ter mais espaço, guardar as malas e não dormir apertado!
  • Tente chegar no alojas cedo! Escolha um local perto de árvores e com muita sombra, isso vai te impedir de se sentir em um forno pela manhã.
  • Se seu sono é leve, tente ficar o mais longe possível das caixas de som. A música não para nunca!
  • Leve um cadeado e tranque sempre que sair. Isso irá garantir a sua segurança e impedir que algum desconhecido durma lá sem querer.

7. A hora do banho

Tomar banho no alojas pode ser bastante caótico. Raramente há água quente e, às vezes, ela até pode acabar. Então, tente sempre ir fora dos horários de pico para evitar filas.

Os banheiros muitas vezes  ficam longe das barracas, então é melhor levar tudo o que você precisa para o banho, ok? Além disso, lembre-se de seguir algumas dicas importantes:

  • Leve suas roupas limpas em um saco para evitar que molhem ou sujem sem querer!
  • Coloque o shampoo e condicionador em pequenos frascos.
  • Divida o sabonete em barra de acordo com o número de dias (ou banhos) que você terá dentro do alojas.
  • Secador, maquiagem, necessaire gigante… leve só o necessário. Se for muito importante para você, ok, se não, nem esquenta!

8.  As festas

São quatro dias de muita festa e open bar. Mas com tantas faculdades e alojas, existem algumas dicas para pegar as melhores festas!

Cada faculdade promove uma festa que é “A festa”. Vale a pena ir? Normalmente sim, já que tem DJ’s famosos e bebidas boas. Mas é de costume que essa festa tenha ingresso à parte do resto do evento. Então, dependendo do seu budget, pense duas vezes.

Durante a tarde, nas arenas, acontecem diversas cervejadas e festas de espuma. Para não ficar perdido e acabar curtindo pouco, antes de ir para os jogos, fique de olho nos eventos que cada atlética divulga!

Em todos os jogos existe uma “festa da liga”, ou seja, uma festa promovida pela organização do evento para todas as faculdades interagirem. Normalmente vai muita gente e é um ótimo lugar para fazer novas amizades! Vale a pena? SIM!

Atlética em jogos universitários

9. Os jogos

Diferente do que muitos pensam, os jogos são o máximo e, com certeza, uma das melhores partes do feriado! Mas é preciso escolher com sabedoria. Os jogos acontecem durante todos os dias e é neles que se concentra a força das torcidas, as rixas da bateria e o amor à camisa.

Portanto, você precisa decidir o que te deixa mais animado. Assistir à final de tênis ou futsal? Xadrez ou natação? Tem para todos os gostos e, se você não tem certeza se vale a pena ir em todos, assista às finais, que são emocionantes.

Um dos diferenciais dos jogos é ficar na arquibancada ao lado da bateria. Incentive seus atletas, cante muito e torça para o título!

Você também pode gostar de ler:

10. Itens de sobrevivência

Os jogos universitários são praticamente um sinônimo de perrengue e você precisa estar preparado para tudo, viu? Então leve itens práticos e úteis.

  • Leve protetor solar e repelente para se proteger do sol e de insetos;
  • Tenha uma extensão para carregar o celular, garantindo que você não fique sem bateria;
  • Traga um par de chinelos extra, caso os seus se danifiquem;
  • Não se esqueça de uma garrafa de água para se manter hidratado durante o evento;
  • Embale lanchinhos práticos para repor energias ao longo do dia;
  • Esteja preparado com um kit de remédios para lidar com possíveis dores de cabeça, ressaca, enjoo, picadas de mosquito, entre outros;
  • Sempre tenha papel higiênico e lenços umedecidos à mão para situações emergenciais;
  • Carregue um kit de jogos contendo caneca, porta-documentos e celular para aproveitar ao máximo a experiência.

11. Pós-jogos

Você vai sentir saudade, isso é um fato. Aos poucos você irá lembrar de todos os momentos e reencontrará aquele amigo que você fez na porta do banheiro ou no meio da festa da espuma. Com o apito final dos jogos, é hora de se preparar para o próximo ano.

A festa não precisa acabar

Os jogos universitários são apenas o começo da diversão. Mesmo depois que as competições acabarem, não há razão para as festas pararem também. As comissões de formatura podem aproveitar esse pique todo para organizar mais festas durante todo o ano e juntar uma grana para a formatura.

E olha, organizar rolês pode ser super simples com a ajuda certa. Com o Keeper, você consegue realizar a venda e disponibilização dos ingressos de forma fácil e digital. Além disso, é possível  fazer o seu dinheiro trabalhar para a comissão, rendendo durante todo o processo de arrecadação.

Então, se você quer que as festas continuem e ainda por cima quer arrecadar uma graninha para a comissão, fale com um dos nossos consultores e veja como podemos ajudar a fazer cada evento ser um sucesso!

Perguntas frequentes

Quais são os jogos universitários?

As modalidades esportivas que competem nos jogos universitários variam de acordo com a região ou o curso específico. Assim como nas olimpíadas, os jogos podem incluir competições de atletismo, futebol, basquete, natação e outras modalidades.

Quais são os maiores jogos universitários do Brasil?

Os jogos universitários brasileiros mais conhecidos são:
– JUB’s: Jogos Universitários Brasileiros;
– Tusca: Taça Universitária São Carlos;
– Economíadas;
– Jurídicos;
– InterUnesp.

Jogos universitários: o que significa?

Os Jogos universitários são eventos esportivos organizados entre instituições de ensino superior para promover a prática esportiva entre os estudantes-atletas e incentivar o espírito competitivo.

Esses jogos são realizados em níveis regional e nacional, com escalas variadas, e são acompanhados por festas inesquecíveis, que oferecem uma variedade de atrações.