Keeper Formaturas

Gestão de conflitos: dicas de ouro para comissão de formatura

Onde há pessoas, há conflitos certo? Tomar decisões em nome de um grande grupo, pode trazer dificuldades e divergências. As comissões de formatura, não assumem apenas a responsabilidade de organizar o baile de formatura. Assumem também a responsabilidade de realizar a gestão de conflitos para formatura que sejam criados pelo caminho.

A verdade é que é impossível agradar a todos, entretanto, uma das formas mais fáceis de evitar conflitos é se antecipando a eles, e  ou, tendo jogo de cintura para resolvê-los.

Infelizmente, é comum escutarmos dos formandos, que eles não se sentem tão representados por suas comissões de formatura, não é mesmo? Que se sentem sem voz e distantes em relação aos principais pontos da organização da festa.

Por se tratar de um momento especial, é inevitável lidar com as expectativas que são criadas, e a comissão, por representar os alunos, deve procurar sempre alinhar as expectativas dos formandos à realidade do planejamento da festa.

Mas a verdade, é que existem alguns motivos muito comuns que podem desencadear conflitos entre os formandos e a turma! Separamos aqui os 3 que mais escutamos:

Expectativa x realidade

Um dos principais conflitos gerados entre a comissão e os formandos, é a questão da expectativa vs realidade da formatura. Os formandos, por não terem acesso a todos os detalhes sobre o balanço de caixa, orçamentos e escolha dos fornecedores, criam para si versões de sua festa dos sonhos.  Afinal, os formandos estão depositando o maior sonho deles nas comissões e esperam que aconteça do jeito que eles imaginam.

Mas a melhor maneira de evitar que as expectativas causem decepções, é com certeza através da transparência e compartilhamento dos passos e decisões da comissão até a chegada do grande momento. Assim, os formandos também poderão expor suas opiniões.

Inadimplências

Cobrança é sempre um assunto delicado e principalmente quando envolve um alto valor de investimento, como é o caso das parcelas da formatura. E infelizmente, as inadimplências, neste caso, causam conflitos no planejamento da formatura, prejudicando toda a turma.

Nestes casos, o importante é conversar com aqueles que estão nesta situação e conscientizá-los sobre os valores. Tanto do orçamento da festa, quanto o das inadimplências. Reforçando a importância do pagamento, e oferecendo formas de renegociação da dívida ou desligamento da adesão.

Falta de consenso

Os formandos não entenderam as escolhas da comissão? Não gostaram dos fornecedores ou então das atrações da festa?

Acredite, isso é comum! Mas o importante ao planejar a formatura é o custo-benefício, certo? É essencial que a comissão sempre exponha suas decisões através das propostas com alta qualidade e melhor preço.

Desta forma, toda a turma sai ganhando e com a possibilidade de realizar um melhor investimento com os fornecedores certos.

Por fim, jogo de cintura!

Desta forma, é importante que além de ter muito jogo de cintura, a comissão também seja sempre muito transparente em suas decisões.

Uma das principais formas de evitar que os formandos não se sintam representados, e fiquem infelizes com as decisões tomadas, é liberando relatórios e planilhas mensais (ou bimestrais, da forma que melhor se adeque à comissão). Para que a turma tenha sempre acesso às informações sobre valores, convites, atrações.

Outra dica válida para evitar confusões, é a realização de uma pesquisa com a turma, assim a comissão irá garantir que as necessidades dos formandos estão sendo atendidas conforme eles desejam e também acabam servindo de feedback para as comissões no que elas podem melhorar.