Keeper Formaturas

Formas alternativas de juntar fundos para a formatura

Uma das maiores preocupações das comissões de formatura, costuma ser a meta de arrecadação. Além de, como juntar este dinheiro para realizar a formatura.

E de fato, existem motivos para isso: como tradicionalmente as adesões envolvem 10 convites com direito a open bar e open food em uma festa cheia de atrações e de qualidade altíssima, os custos tendem a ser elevados.

Entretanto, existem algumas formas para que as comissões de formatura possam otimizar a arrecadação e tornar os valores mais acessíveis aos formandos.

Atualmente, no Estado de São Paulo, em média, 60% do valor total arrecadado pelas comissões para a festa de formatura vem das adesões dos formandos.

Mas e os 40% que faltam?

O resto da arrecadação é completada através da venda de extras! São as chamadas alternativas para arrecadação.

E dentro da categoria de extras, existem inúmeras possibilidades, desde convites e mesas extras, até rifas durante a faculdade!

Então, quais as principais formas alternativas de se juntar dinheiro para a formatura?

Festas

Se tem uma coisa que universitário gosta, é de festa, certo? Por isso, nada como unir o útil ao agradável!

Muitas comissões optam por realizar festas e cervejadas ao longo dos semestres para justamente utilizar o lucro para financiar a formatura.

Essa é realmente uma ótima ideia, mas a comissão de formatura precisa ter certeza de que o evento tenha potencial de lucro para não perder dinheiro, ok?

Rifas

Sabemos que vender rifas não é a tarefa mais prazerosa e fácil. Porém, tantas turmas optam por vendê-las porque os resultados costumam ser muito positivos.

Seja a rifa de um novo dispositivo eletrônico, o ingresso de uma festa ou show. A dica é engajar os formandos com sorteios e brindes para terceirizar as vendas e não deixar toda a tarefa para a comissão de formatura.

Pense na sua turma e seus amigos, o que faria sentido rifar?

Brindes

Quem não quer ter um produto personalizado para guardar em casa? Aproveite os dias de lançamento, adesões ou reuniões com os formandos para vender itens personalizados da formatura.

Vale tudo, caneca, copo, camisetas, moletons, chaveiros, adesivos, tattoos… o que a sua comissão de formatura achar que faz mais sentido para a turma. Essa é uma ótima forma de arrecadar para a festa também!

O segredo para a arrecadação financeira funcionar perfeitamente continua sendo saber equilibrar o planejamento das vendas das adesões, as vendas dos extras e acima de tudo, escutar os formandos, para entender quais as suas necessidades.

Em resumo, não despreze as outras fontes de receita. Principalmente quando se trata de um evento de custo tão alto e em que a valor para cada aluno pode ultrapassar aquilo que muitos poderiam arcar. Boas ideias podem estar em qualquer lugar e cá pra nós, tudo que possa diminuir o valor pago pelos formandos é muito bem vindo!