Keeper Formaturas

Finanças pessoais para universitários

Ao entrar na faculdade, a vida universitária começa. E além das novas experiências que essa fase proporciona, surgem também novas responsabilidades. 

Este é o momento em que muitos jovens saem da casa dos pais, mudam de cidade e passam então a administrar as próprias contas. E administrar o dinheiro na faculdade entre o aluguel, almoço, bares e festas é um desafio.

Então, como se já não bastasse ter que se preocupar com as notas, os universitários precisam justamente lidar com o dinheiro, ou a falta dele. Isso representa um choque, mas também uma bela oportunidade de crescimento, inclusive porque essa fase é ideal para o universitário aprender a estabelecer prioridades.

Afinal, é muito comum escutar que os estudantes universitários estão sempre sem dinheiro e são dependentes de seus pais. Mas já parou para pensar que a época da faculdade é um período importante para começar a estabelecer uma relação saudável com o dinheiro e mudar este cenário?

Neste artigo, queremos te apresentar algumas alternativas para você administrar melhor suas finanças na época da faculdade.

Trace objetivos

A primeira dica sobre as finanças pessoais, é a de traçar objetivos. Para que faça sentido economizar, pergunte a si mesmo qual seu objetivo principal ao guardar esse dinheiro.

Além de você aprender a planejar melhor seus gastos do mês e quanto você pode destinar ao lazer ou comida, por exemplo, você também acaba criando uma reserva de emergência para imprevistos ou necessidades de última hora.

Não esbanje no aluguel

É realmente difícil abrir mão do conforto da casa dos pais, porém, nessa nova fase de sua vida você deve estar disposto a diminuir o padrão de vida. Para economizar no aluguel, procure colegas para dividir apartamento ou por repúblicas.

Lembre-se que você terá muitos gastos com transporte, comida, festas e bares, e nessa nova fase você acabará passando pouco tempo na sua casa! Essa economia com o aluguel vale a pena.

Conheça seu orçamento mensal

Para não fechar todos os meses no vermelho, você vai precisar conhecer seu orçamento mensal, ou seja, o quanto pode gastar incluindo suas contas fixas. E para isso nada melhor que criar uma planilha com os gastos listados por entradas, saídas e categorias. 

Entradas

As entradas – ou receitas – do mês são as fontes de dinheiro que recebe por mês. Nessa parte você deve anotar tudo: mesada, dinheiro de estágio ou freela e por motivos óbvios, essa quantia não pode ser menor que a das saídas, ou seja, seus gastos.

Saídas

As saídas são os nossos gastos. As despesas mês a mês variam e por isso é necessário planejamento e organização. Existem as despesas fixas, como contas de água, luz, internet ou aluguel. E as variáveis, gastos com festas, roupas, viagens, móveis, etc. 

Aqui entram as categorias, nada melhor que agrupar seus gastos por categorias essenciais, como comida, festas, bares, xerox, transporte… vale a imaginação, já que assim você vai conseguir visualizar melhor seus gastos e saber onde pode economizar!

Já pensou em investir?

Outra forma de fazer o seu dinheiro render mais é o investindo! Hoje em dia existem diversas corretoras com taxa zero para investimentos de baixo risco, como o tesouro direto, por exemplo. E quanto antes você começar, melhor será para o seu futuro.

Fique de olho na alimentação

Não é porque você vai sair de casa que deve se alimentar mal! E isso inclui os fast foods, miojos e processados. E além destes alimentos serem ruins para a sua saúde, acredite, eles atrapalham suas finanças. Fazer compras no mercado semanalmente você irá economizar muito mais do que se comer na cantina só um lanche, sabe? 

Economize nos materiais didáticos

A depender da faculdade, os livros podem custar mais caro do que a própria mensalidade. Mas aqui vai uma boa dica: todos estão disponíveis na biblioteca e você não precisa necessariamente comprá-los.

Essa postura não é só econômica, como também inteligente. O dinheirinho que sobra pode ser destinado a outras coisas, como por exemplo, uma balada no fim de semana.

Cuidado com as baladas

Por falar em baladas, tome cuidado para não exagerar na dose. Vida social é importante, lazer também, mas tenha cautela para não fazer da balada uma rotina. Além de atrapalhar os estudos, as baladas podem prejudicar as finanças, já que você sempre pode acabar gastando além da conta.

Não abra mão de trabalhar

A menos que você estude em período integral, não deixe de trabalhar. Isso é fundamental para que você conquiste mais tranquilidade e liberdade financeira.

Ainda que o trabalho seja um estágio ou freela, ele será determinante para cobrir os seus gastos extras. Só um lembrete: tenha sabedoria para administrar os estudos e o emprego, no começo é difícil mesmo, mas confia!

E aí, você tem mais alguma dica para compartilhar? Mande nos comentários!