Keeper Formaturas

Formatura faculdade: veja quais são os eventos e como se preparar

Quem nunca imaginou como seria a comemoração da formatura de faculdade? É normal sonhar com os detalhes desse momento tão importante, mesmo quando ainda falta bastante tempo para acontecer. 

Mas a verdade é que a formatura precisa agradar toda a turma da faculdade, então não tem como prever como vai rolar. 

Na prática, a formatura da faculdade pode incluir diversos tipos de eventos, como missas católicas, jantares dançantes, pré-eventos, aulas especiais na faculdade e, é claro, o tradicional baile de formatura.

Como você deve concordar com a gente, motivos para comemorar não faltam. Mas você sabe quais são as diferenças entre os eventos que fazem parte da formatura e quais fazem o estilo de sua turma? 

Siga a leitura deste artigo para conhecer as celebrações de formatura mais comuns! 

O que acontece em uma formatura de faculdade?

Durante toda a faculdade, o sonho dos universitários é chegar o dia da formatura. Afinal, não tem nada melhor do que a sensação de missão cumprida, né? Ainda mais depois de anos de dedicação.

Para ter uma comemoração à altura do tão esperado diploma, a turma precisa chegar a um consenso e decidir quais eventos vai organizar. Assim, é possível fazer um bom planejamento para não desperdiçar tempo e grana. 

Nessa jornada, o primeiro passo é conhecer as possibilidades. E a gente já pode adiantar que são várias! Então, confira a seguir quais eventos a sua turma pode fazer na formatura da faculdade.

comissão formatura faculdade

Pré-evento

No meio do caos dos últimos semestres do curso, com as atividades de aulas, TCC, banca, estágio,a  festa de formatura da faculdade sempre parece distante… 

Mas eis que chega o pré-evento e a ficha começa a cair. Essa festa costuma marcar os 100 dias que antecedem o grande baile de formatura. 

O pré-evento é realizado no formato de churrasco, pool party, gincana… depende do que os formandos querem! Mas é um dia de confraternização e de reunir a turma toda no mesmo local e com a mesma intenção.

Aula especial

Quem não quer olhar um álbum de fotografia daqui a 20 anos e relembrar o campus da faculdade ou então as roupas e o corte de cabelo que usava na época? 

É para isso que servem as aulas especiais (ou da saudade)! Essas aulas acontecem nos dias finais do curso, quando já se passaram as bancas de TCC e todos estão em clima de comemoração (e alívio!).

A aula da saudade é marcada pela comissão de formatura e pela agência de formatura para ter os registros fotográficos da turma em sala de aula. Especial, né?

Colação de grau da faculdade

O traje que mais representa a formatura da faculdade, sem dúvidas, é a beca. Essa é a roupa que todos os formandos usam na hora de colar grau. Mas, afinal, o que é colação de grau?

A colação de grau é a principal solenidade de formatura, onde os formandos recebem os diplomas (ou um canudo simbólico, para não correr o risco de perder o diploma). É uma cerimônia clássica, que ocorre em todos os cursos ao término das atividades curriculares.

Durante a colação de grau há uma programação tradicional que inclui discursos de professores e diretores do curso, paraninfos e oradores da turma. Além disso, os formandos fazem um juramento em que se comprometem a exercer a profissão com ética e dedicação.

Como representa a finalização oficial da faculdade, a colação de grau é obrigatória. Mas, caso algum formando não possa acompanhar a turma por algum motivo, existe a opção da colação de grau em gabinete (que não é tão emocionante, mas cumpre seu papel).

formatura faculdade

Missa

Em formações de universidades tradicionais ou católicas, os formandos acompanham a celebração de uma missa um dia antes ou depois da colação de grau. 

Durante a missa, os formandos recebem as bênçãos da igreja católica e dos seus familiares. Além disso, esse momento costuma representar um juramento diante dos olhos de Deus e uma oportunidade para celebrar a graça da formatura alcançada com êxito.

Mas, é claro, a missa não é obrigatória. Caso a turma decida celebrar uma cerimônia religiosa, os formandos que optarem por não participar ainda poderão participar da colação de grau e da festa de formatura.

Jantar dançante

O jantar dançante é um momento de comemoração familiar mais íntima que ocorre na noite anterior ao baile de formatura.

Nesses jantares, os formandos costumam fazer homenagens aos pais e padrinhos. Além disso, é comum que a turma faça a exibição de vídeos e fotos para lembrar de momentos marcantes da trajetória acadêmica. 

E como o clima é de festa, após o jantar todos se jogam na pista. Mas de leve, pois no dia seguinte é a festa!

Baile de formatura

Ah, que noite! O baile de formatura é, com certeza, o momento mais esperado entre todas as comemorações da formatura da faculdade. 

Esse é um daqueles dias que os formandos marcam no calendário e fazem contagem regressiva para chegar! A ansiedade é grande e todo mundo espera que seja uma noite inesquecível.

A festa de formatura da faculdade tem uma atmosfera majestosa – independente do curso ou da turma. A decoração se equipara a de um casamento, com flores, luzes e vários elementos que fazem referência às cores do curso. 

>>> Conheça os temas preferidos da galera para a festa de formatura!

Além disso, os formandos se vestem a rigor para o baile. Geralmente, a roupa masculina para formatura de faculdade é o smoking, principalmente para os protagonistas da noite.

No caso das meninas, os vestidos para formatura de faculdade costumam ser longos – como uma verdadeira festa de gala. 

A festa de formatura é uma noite organizada para os formandos e as suas famílias. Então vale a pena aguardar na fila da fotografia para fazer registros com todo mundo junto antes do baile começar!

Depois das fotos, os formandos são encaminhados para a mesa, junto comseus convidados e familiares. Logo na sequência, acontece o jantar. 

O momento mais aguardado da noite é a valsa. E as danças são divididas em três: com pais, padrinhos e um convidado à escolha do formando. O sorriso (e o choro) é livre, então aproveite esse momento que vai ficar na lembrança para sempre.

Você também pode gostar de ler:

O que fazer na formatura de faculdade?

Neste artigo, apresentamos os seis tipos de eventos mais comuns nas comemorações de formatura da faculdade. 

Mas, antes de idealizar o formato da formatura, é muito importante que a comissão de formatura realize uma pesquisa com os formandos. Assim, fica mais fácil descobrir qual o estilo de comemoração que a turma prefere e alinhar expectativas.

E vamos falar a verdade: a sua turma pode realizar vários eventos ou apenas um, mas o sentimento será o mesmo: de muito orgulho e felicidade. 

Seja qual for a escolha da turma, o mais importante é a comissão se informar muito bem sobre como organizar a formatura de faculdade para não deixar escapar nenhum detalhe. 

A lista de preparativos pode ser longa! Veja alguns itens que não podem ficar de fora do planejamento da formatura: 

  • Convite de formatura da faculdade;
  • Tema do baile de formatura;
  • Local do baile de formatura (e dos outros eventos, se houver);
  • Decoração da festa de formatura;
  • Estrutura de iluminação e som;
  • Buffet do jantar dançante e do baile de formatura;
  • Serviço de bar;
  • Músicas para formatura da faculdade (que pode incluir contratação de banda e/ou DJ);
  • Equipe de recepcionistas, seguranças, socorristas, etc;
  • Liberação dos bombeiros;
  • Lembrancinha da formatura.
checklist formatura faculdade

Como você deve imaginar, com tantos fornecedores para contratar, o preço de uma formatura de faculdade pode ser bem alto. Por isso, o ideal é a comissão de formatura contar com um sistema de arrecadação financeira.

>>> Aproveite para conferir nossa lista com os melhores apps e ferramentas para ajudar na organização da formatura! 

No Keeper, a comissão tem todas as ferramentas que precisa para administrar o dinheiro da formatura da faculdade. E o melhor: com autonomia e segurança, que são essenciais para evitar dores de cabeça com grana. 

Além disso, o Keeper é a única solução de arrecadação que oferece consultoria especializada em formaturas desde o primeiro dia até o momento da festa! 

Quer tranquilidade para realizar a formatura dos sonhos? Vem pro Keeper!

Perguntas frequentes sobre formatura da faculdade

Como funciona a formatura da faculdade?

A formatura da faculdade pode ter vários eventos. O único que os formandos são obrigados a comparecer é a colação de grau. 

Se a turma quiser, a formatura também pode ter outros momentos de celebração, antes e depois da colação, como pré-evento, aula especial, missa, jantar dançante e baile de formatura.

Qual a diferença entre formatura e colação de grau?

A colação de grau é a solenidade oficial de formatura da faculdade, em que os formandos recebem o diploma e fazem o juramento para ter o direito de exercer a profissão que escolheram. 

Junto com a colação de grau, que é obrigatória, os formandos podem realizar outros eventos opcionais para comemorar a finalização da faculdade, como o baile de formatura.

Como organizar a formatura da faculdade?

Para iniciar a organização, a turma deve eleger uma comissão de formatura. Isso deve acontecer no primeiro ou segundo ano de faculdade (sim, logo no início do curso!).

Depois, a comissão de formatura fica responsável por fazer uma pesquisa com os formandos para entender as preferências, contratar uma agência de formatura e outros fornecedores, além de administrar a organização de todos os eventos.

Quanto custa uma formatura de faculdade?

A média do valor da adesão (compra da mesa) para festa de formatura está em R$3 mil por aluno. Esse valor também pode variar de acordo com  a região do país, o curso e a instituição de ensino.