Keeper Formaturas

Dicas para você aproveitar ao máximo a sua vida universitária

Existem diferentes tipos de universitário, mas há algo em comum em todos. A vontade de viver a faculdade ao máximo e guardar as melhores lembranças para o futuro. 

Certamente você já escutou que a faculdade passa muito rápido, né? Mas é uma época especial das nossas vidas, um momento de criar memórias e acumular diferentes experiências. 

Afinal, por no mínimo 4 anos, a faculdade irá te proporcionar a liberdade de viver novas oportunidades. Por isso, separamos dicas para que você precisa fazer para aproveitar ao máximo a sua vida universitária.

Faça muitas amizades diferentes

Com toda a certeza as amizades que você vai fazer na faculdade irão durar a vida toda. Não todas, claro, mas existe um ponto importante comum nas pessoas que você irá conhecer durante seu curso. Todas irão trabalhar na sua área. Assim sendo, significa o começo da sua rede de networking.

Essa troca de conhecimento e informações que diariamente acontecem entre colegas de sala de aula é extremamente importante. Tanto para sua vida pessoal como para sua vida profissional. Então a dica é para que vocês se relacionem com o máximo de pessoas que conseguirem. Pois isso só irá acrescentar na sua vida profissional!

Faça parte das entidades

Uma das principais formas de curtir a faculdade e viver diferentes experiências é através das entidades estudantis. E acredite, existe uma que tem a sua cara! 

Existem diversas entidades com diferentes objetivos. Por isso, é importante que pesquise e procure aquela que mais se identifica, tanto com a experiência, como com os valores e princípios.

E para você não chegar perdido, vamos aqui te explicar algumas delas e como você pode entrar para elas dentro do seu curso:

  • Centro e diretório acadêmico (CA/DA): são as entidades que representam todos os estudantes de determinados cursos ou departamentos de uma faculdade.

    Tem como principal objetivo estabelecer um canal direto e permanente de contato, realizando discussões, debates, reuniões, festas e calouradas da maneira mais democrática e aberta possível. 

    A direção do CA/DA é escolhida por meio de eleições periódicas, entre chapas de alunos dos cursos que representam. 
  • Atlética: são associações esportivas organizadas por curso ou universidade que congregam atletas estudantes da faculdade. 

    Tem como principal objetivo promover o esporte através de campeonatos esportivos internos e seleciona equipes de diversas modalidades para disputar jogos universitários. Tanto dentro da instituição de ensino ou entre instituições distintas, em jogos municipais, estaduais e nacionais. 

    São as entidades fundamentais para integração e aperfeiçoamento esportivo dos estudantes.
  • Empresas júnior: uma empresa júnior é uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais. É formada exclusivamente por estudantes do ensino superior. Tem como objetivo primário formar, por meio da vivência empresarial e diferentes projetos, profissionais comprometidos.

Procure um estágio

Mas também não tenha tanta pressa! Quando entramos na faculdade é normal não sabermos qual é a carreira que queremos seguir dentro da área de atuação. E, muito menos como procurar um estágio para isso.

Logo no começo da faculdade, você ainda saberá muito pouco para colocar seu conhecimento em prática. Neste primeiro momento, aproveite para descobrir todas as suas opções, absorver conhecimento e pensar com o que gostaria de trabalhar no futuro.

Por isso, quando você chegar no terceiro ou quarto semestre comece a procurar por um estágio. Nessa fase, você já estará com um maior embasamento em relação ao seu conhecimento e poderá escolher um emprego que combine mais com o que você quer fazer na sua vida profissional. 

Além disso, começando um estágio no quarto semestre, você irá conseguir no mínimo dois anos de experiência na área, o que será muito bom para quando se formar e procurar um emprego efetivo.

Outro ponto importante, é que muitas vezes, aqueles que para aqueles não tiverem no currículo uma experiência de estágio terão, provavelmente, muitas dificuldades de serem contratados ao fim do curso ou até mesmo para conseguirem o primeiro emprego. Então fique ligado!

Aproveite as festas, mas com responsabilidade!

Da mesma forma que a vida universitária oferece inúmeras festas e open bares, ela também cobra altas responsabilidades, afinal, é para seu futuro profissional que você entrou na faculdade, né? 

Mas não é por isso que você deve deixar de aproveitar e ir em todas as baladas. Não são as festas que irão te tornar irresponsável, é preciso ter equilíbrio para não deixar a faculdade de lado e acabar aproveitando apenas às farras.

E uma vez que as festas são muitas, o mundo universitário é cheio de truques para que você fique antenado sobre todos os eventos: portais universitários e aplicativos, como da Ingresse e Eventbrite. Descubra o calendário de festas, jogos, festivais, shows e aproveite!

Mas lembre de não ficar de DP no final do semestre, hein?

E por fim… relaxe

Não se esqueça que todos aqueles que já se formaram passaram também passaram por quase todos os desafios que você. E é sim possível equilibrar o futuro profissional e a dedicação ao curso às festas, cervejadas e outros eventos.

Trate com carinho essa fase universitária, pois a grande chave para aproveitar ao máximo essa época é é não deixar que a rotina imponha limites aos desejos, impactando a saúde física e mental. 

Por isso, participe das baladas incríveis, vá a aula virado ou de ressaca e se prepare para o futuro sem perder a essência de quem é agora!