Keeper Formaturas

Dicas para quem vai sair de casa para fazer faculdade

Durante os primeiros meses morando sozinho existem muitos perrengues e dúvidas. E é justamente para te ajudar que resolvemos reunir dicas úteis para você que vai sair de casa para fazer faculdade.

Junto com o começo da faculdade, os estudantes dão início a diversas novas fases. É nesse momento, por exemplo, que muitos universitários saem da casa dos pais, mudam de cidade e conquistam a tão sonhada independência.

Afinal, nem sempre a faculdade que você escolher vai ser na mesma cidade em que você mora, né?

Mas nem tudo são mil maravilhas nesse processo, não é mesmo? E se por um lado sair de casa pareça uma boa oportunidade para amadurecer, por outro lado também pode soar de forma meio assustadora no começo. 

Durante os primeiros meses morando sozinho existem muitos perrengues e dúvidas. E é justamente para te ajudar que resolvemos reunir dicas úteis para você que vai sair de casa para fazer faculdade.

1. Pesquise sobre sua nova cidade

Antes de fazer as malas e se mudar, é importante reunir informações e descobrir um pouco mais sobre a cidade onde você morar. Pesquise sobre o clima da cidade para saber como escolher quais roupas levar, quais são os meios de transporte (seja público ou não) ou quais são as atividades culturais, por exemplo.

Outra opção, é procurar nas redes sociais por grupos, futuros colegas e veteranos do seu curso. Eles, por estarem passando pelo mesmo momento que você ou já conhecerem a dinâmica da sua faculdade, podem te dar boas dicas.

Entretanto, não esqueça que também é importante saber onde estão localizados pontos como hospitais, postos de saúde, delegacias, postos de serviço público, supermercados, etc. Além disso, vale a pena pesquisar sobre o custo de vida na cidade e descobrir a média de quanto gasta-se por mês para você já ir preparando o financeiro.

2. Escolha um bairro para chamar de seu

Agora que você já conheceu um pouco melhor a sua nova cidade, é chegada a hora de escolher em qual bairro que você vai morar. 

Antes de tudo, leve em consideração o seu budget mensal para aluguel e a localização em relação a sua faculdade, afinal, aqueles minutinhos a mais de sono são importantes, né? E então comece a pesquisar em corretoras, sites ou na própria faculdade anúncios de apartamentos, quartos ou repúblicas para alugar. 

Dica: as faculdades costumam ter o contato de repúblicas e outros calouros procurando por companhias para dividir apartamento!

É importante também verificar a proximidade da sua nova casa entre pontos de ônibus, metrô, supermercados, bares, restaurantes e outras coisas que tornem mais práticas a sua rotina.

3. República ou apartamento?

Antes de decidir morar em uma república ou apartamento é importante entender os prós e contras de cada uma das opções para fazer a escolha certa.

República: um dos grandes pontos positivos é interação entre os estudantes, que pode desencadear inúmeras amizades duradouras. Além de aprender a viver em comunidade, você tem contato com inúmeras pessoas, várias festas e churrascos, e economizará um bom dinheiro ao dividir os custos.

Entretanto, quem preza por organização, tranquilidade, silêncio deve fugir dessa escolha. Por mais que seja uma experiência incrível, é necessário saber lidar com diferentes mundos vivendo ao seu redor e isso nem sempre é tarefa fácil! São diferentes hábitos, rotinas e se  você tem dificuldade para se adaptar a bagunça, por exemplo, pode acabar se estressando a toa. 

Apartamento: um dos grandes pontos positivos em relação às repúblicas é a tranquilidade. Dividir uma casa com uma ou duas pessoas, é muito mais fácil do que dividir com seis, não é mesmo?  Entretanto, uma das maiores dificuldades de dividir um apartamento, é encontrar uma pessoa que tenha um perfil parecido com o seu, para não haver conflitos.

Mas além da organização, o controle das despesas também é mais fácil entre duas pessoas. Por outro lado, o custo de dividir um apartamento é muito mais alto. Além do aluguel, condomínio, é preciso contabilizar outros gastos como luz, telefone, água, internet…

4. Analise as distâncias e rotas até sua faculdade

Nem sempre a sua faculdade ficará em uma região central da cidade. Mas é importante conhecer os caminhos de casa e até ela. Isso vai evitar  que você corra o risco de ficar perdidão logo no primeiro dia de aula. Ou pior, se você mudar para uma cidade grande, cair em alguma roubada!

Então informe-se, procure no Google Maps as localizações e distâncias. Ou baixe aplicativos como o Moovit para descobrir sobre os horários e tipos de transportes públicos disponíveis na cidade, por exemplo.

Explore também, outras maneiras de se locomover como a bike, carona com alunos, etc. Mas não se esqueça de pedir ajuda! Sempre há pessoas legais por aí que podem dar uma mãozinha com informações.

5. Cuide bem dos seus gastos

Um dos grandes desafios para quem está começando a morar sozinho é com certeza equilibrar as próprias contas. Tanto para cobrir todas as despesas e não passar aquele aperto no fim do mês.

Faça uma tabela com todas as suas despesas mensalmente, é importante contabilizar cada centavo, assim você poderá dividir melhor seu dinheiro e mais importante, saberá quando pode gastar com as coxinhas da facul.

Afinal, é fácil se esquecer de contabilizar cada passagem de ônibus, cada lanche na faculdade, e no mês seguinte não conseguir bancar o aluguel, água, luz ou a internet. 

6. Mantenha seu espaço organizado

Com o tempo você vai perceber que as roupas não se lavam sozinhas. E a pia não fica limpa sozinha e a cama tem a tendência de estar do jeito que você deixou quando levantou.

Mas manter o seu espaço organizado e limpo vai muito além de receber os amigos em um ambiente agradável, sabia? É uma questão de bem-estar para você mesmo. Um ambiente bem organizado e limpo proporciona mais conforto e tranquilidade para você, pode confiar.

7. Vá além do miojo

Se você nunca cozinhou, não pense que poderá viver de macarrão instantâneo e lasanha de micro-ondas. Estas opções não são nada saudáveis e logo você irá enjoar disso. 

Então, é aí que seu espírito Masterchef deve entrar em ação. A internet hoje é uma boa fonte de receitas rápidas e fáceis para você começar a explorar a cozinha. Mas aproveite para começar a treinar enquanto ainda está em casa e pode pedir aquelas dicas para seus pais ou avós!

8. Não esqueça das burocracias

Existem algumas questões burocráticas que normalmente não lembramos, mas que são importantes para evitar algumas dores de cabeça no futuro.

Comprovante de residência: é importante que você tenha um comprovante de residência no seu nome, mesmo que divida apartamento, sabia? Isso comprova ao estado que você possui uma residência fixa e te permite, por exemplo, abrir uma conta em banco.

Banco: se você possui conta em banco na sua cidade, é bom que transfira sua agência para a cidade em que está indo morar, ou caso não tenha conta, abra uma em um banco local. Isso vai facilitar sua vida para realizar transações financeiras e a resolução de possíveis perrengues.

Plano de saúde: cuidado com seu plano de saúde! Antes de se mudar, confira a abrangência do seu plano e veja se a cidade na qual você vai morar está na área de cobertura. Isso é importante para se precaver e ter assistência médica caso passe por algum apuro ou emergência.

9. Explore a cidade

Você está começando a viver a sua vida, por isso não tenha medo de sair! Explore a cidade, visite novos locais, restaurantes, festas e bares. Toda cidade está a sua disposição para ser explorada, curta muito esse novo momento e crie memórias incríveis.