Keeper Formaturas

Como ser parte da comissão de formatura pode ajudar no seu futuro profissional?

Embora muitos acreditem que fazer parte da comissão de formatura é só festa, não é bem assim. Entre as festas, reuniões, rifas e degustações de buffet, sabia que existem formas de desenvolver características positivas para carreira profissional? 

Por isso, que ser membro da comissão de formatura é também aproveitar uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal. Afinal, é preciso lidar com grandes responsabilidades e garantir que o sonho dos formandos se torne realidade.

Assim, reunimos aqui as maiores habilidades desenvolvidas por um membro da comissão de formatura. 

1. Organização

Lidando com a festa de formatura de muitos colegas, é preciso ter muita calma e organização para que tudo sempre esteja sob controle. Entre as tarefas, estão as reuniões com fornecedores e agências de eventos, as ações de engajamento. Além da arrecadação da turma, controle de aderidos, pagamentos e inadimplências. 

Enfim, são muitos detalhes que precisam ser cuidados com atenção para que nada dê errado. Por isso, é essencial que o membro da comissão organize sua agenda e seus documentos. E ainda saiba equilibrar a comissão com as responsabilidades da faculdade.

2. Resiliência e paciência

Durante a organização da festa de formatura haverão inúmeros imprevistos. E independentemente do planejamento da comissão de formatura, muitas vezes será preciso mudar de direção, dar um jeito e aceitar que algumas coisas não irão sair como esperado.

Entretanto, a forma de lidar com estes imprevistos é que irá desenvolver a capacidade de se adaptar às mudanças e encontrar soluções para elas. Por consequência, desenvolvendo também uma característica muito procurada no mercado.

“Erre rápido, aprenda mais rápido ainda!”

3. Responsabilidade e maturidade

De fato ser parte da comissão de formatura requer muita responsabilidade. Afinal, além de ter a incumbência de tornar realidade o sonho da festa de formatura de sua turma, também precisam tomar decisões que influenciam diretamente no dinheiro investido de seus colegas.

São os membros da comissão de formatura que assinam os cheques, administram o fluxo de caixa de toda a festa de formatura, negocia com empresas e fornecedores. Enfim, é preciso ser muito responsável e maduro para lidar com toda a pressão e afazeres.

4. Gestão de Pessoas

É verdade que muitas vezes não entendemos porque são necessários tantos trabalhos em grupo ao longo da faculdade. Mas o motivo é esse: aprender a trabalhar com diferentes perfis para desenvolver a característica de conciliar expectativas e linhas de raciocínio.

E a comissão de formatura reúne todos estes desafios e preparam o membro para lidar com as frustrações e necessidades de trabalhar em grupo para “clientes”: seus colegas de turma. 

5. Gestão de Conflitos

Assim como já falamos por aqui, é impossível agradar a todos durante a organização da festa de formatura. Mas é preciso ter jogo de cintura para resolvê-los. Muitas vezes os conflitos não serão fáceis de resolver e todas as decisões da comissão de formatura serão questionadas pelos formandos. 

Entretanto é preciso aprender a lidar com as discordâncias e aprender a resolvê-las da melhor maneira. E esse é o grande ponto positivo, já que dentro da comissão de formatura você acaba desenvolvendo ainda mais o perfil de conciliador, para tentar criar harmonia dentro da comissão e com a turma.

6. Gestão do Tempo

Aqueles que escolhem ser parte da comissão de formatura aprendem a equilibrar suas outras responsabilidades: provas e trabalhos da faculdade, estágio, academia, vida social, etc.

Por isso, conciliar todos os compromissos com a comissão de formatura ensina a organizar melhor o tempo e agenda!

7. Competência em Eventos

Fazer parte do processo de planejamento, cotação dos fornecedores e entrega da festa de formatura desenvolve uma habilidade procurada por muitas empresas: gestão de eventos. Hoje essa experiência é um diferencial e colabora principalmente se você quer trabalhar em um ambiente startup ou agências de eventos, sabia?

8. Competência Comercial e Financeira

Assim como a habilidade de eventos, dependendo do seu cargo dentro da comissão de formatura, você também desenvolverá competências comerciais e financeiras.

Afinal, é preciso durante toda a organização da festa saber pesquisar por fornecedores, negociar preços, cuidar de contratos e vender as adesões para os formandos. Além disso, os tesoureiros precisam controlar o caixa, entradas, saídas e inadimplências!

Viu como participar da comissão de formatura pode te ajudar em seu futuro profissional?  E o melhor de tudo é todas as características são muito procuradas por empresas e recrutadores.

entre em contato com os consultores do Keeper Formaturas!