Keeper Formaturas

Como identificar se a empresa tem um Banco de Formaturas?

Sabemos que infelizmente ainda existem no mercado de formaturas inúmeras empresas alavancadas. Mas alavancadas pelo dinheiro de seus clientes, ou seja, comissões de formatura e formandos.

Primeiramente, as empresas alavancadas são aquelas que mantém suas operações mensais com o dinheiro de seus clientes. Elas correm alto risco de falência e de não entregar a festa de formatura contratada. São aquelas que se tornam estatística no Fantástico, sabe?

Mas sabemos também, que as comissões de formatura muitas vezes não sabem como se proteger destes casos! Então pensando nisso, elaboramos este guia para que você consiga identificar empresas que tenham este tipo de operação ou não.

Assim, você saberá se a empresa de formatura que está pensando em contratar têm uma operação alavancada. Ou então, se separa o dinheiro de seus clientes de suas operações mensais, garantindo a eles total segurança.

O que é um banco de formaturas?

Um banco de formaturas pode ser definido como uma empresa que possui um CNPJ distinto de outras empresas de evento. Isto é, que garantem aos contratantes – como comissões de formatura – a segurança de que o investimento financeiro realizado será destinado apenas ao que consta no contrato.

Normalmente um banco de formaturas é uma empresa especializada unicamente no serviço de arrecadação e gestão financeira para formaturas. E não oferece nenhum outro serviço relacionado, como produção ou foto e filmagem de eventos.

Fique de olho nos detalhes antes de contratar um banco de formaturas…

1. Qual é o CNPJ?

O CNPJ é como se fosse um CPF dedicado à pessoas jurídicas, ou seja, empresas. E por lei, precisa estar presente em todas as transações financeiras de uma empresa. Por isso, é preciso que você fique atento aos detalhes, mesmo!

Portanto, existem alguns cuidados que sua comissão de formatura deve ter antes de contratar um banco de formaturas. Antes de mais nada, repare se o CNPJ dos boletos bancários é igual ao de alguma outra empresa de formatura. Caso a resposta seja sim, todos os valores arrecadados estão indo para a conta da empresa e não para o banco de formaturas. O que pode ser um sinal de que a empresa trabalha com as operações financeiras alavancadas.

2. Qual é a razão social?

A razão social é o nome de registro de uma empresa, ou seja, seu nome jurídico. Assim, este é o nome que tal empresa escolheu para representar seu CNPJ em documentos legais. Por exemplo, contratos e cartórios. O nome da razão social é diferente do chamado nome fantasia de uma empresa. Ou seja, o nome de sua marca e utilizado no mercado.

E um dos pontos importantes da razão social, é que quando ela é registrada, a empresa precisa listar em seu contrato quais atividades exerce e um
banco de formaturas deve ter a finalidade específica de arrecadar, cobrar e/ou gerenciar valores.

3. Qual é a conta corrente?

Para confiar a arrecadação financeira da sua festa de formatura nas mãos de alguém, você precisa ter a certeza de que seu dinheiro estará seguro, certo? Seja nas mãos de algum membro responsável da comissão de formatura ou por meio de uma empresa especializada. É importante garantir que o dinheiro ficará alocado em uma conta corrente exclusiva. Para que o dinheiro para a festa não será utilizado para nenhum outro fim. 

Acontece, que empresas de formatura normalmente alocam todo o dinheiro arrecadado por todas as comissões de formatura que as contrataram em uma conta corrente única. Mesma conta que, inclusive, utilizam para manter suas operações mensais rodando, deu para entender, né?

Já os banco de formaturas, devem possuir contas correntes individuais. Assim, tem o controle personalizado de cada arrecadação financeira, afinal, a sua festa de formatura deve ser única, não é? Para ter a certeza de que a empresa utiliza uma conta corrente individual para sua comissão de formatura, peça sempre para acompanhar o saldo da conta, assim você garante que os valores da sua arrecadação estão seguros.

4. Qual é a estrutura do banco de formaturas?

Como toda empresa, o banco de formaturas deve ter uma estrutura de negócio, além do CNPJ e razão social, como já falamos aqui. São detalhes que fazem toda a diferença: endereço, site, conteúdos e funcionários próprios, por exemplo.

Atualmente no mercado de formaturas, muitas empresas focadas na produção de eventos estão vendendo os serviços de arrecadação financeira sob o disfarce de um banco de formaturas, ou seja, de uma empresa distinta especializada neste serviço e aí é que está o problema.

Uma empresa que ao mesmo tempo produz as festas e realiza a arrecadação das comissões de formatura mantém o dinheiro das arrecadações em caixa interno, não garantindo segurança e ainda assim enganando aqueles que pagam por um banco de formaturas que não existe!

Você e a sua comissão de formatura devem sempre prestar atenção se a estrutura do banco de formaturas não é a mesma de alguma agência de formatura do mercado, caso seja, a nossa dica é: fuja.

5. Pesquise com antigos clientes

Vamos combinar uma coisa? Atualmente não compramos nem um creme na farmácia sem antes ler resenhas e pedir dicas de quem já usou, certo? A mesma lógica vale para escolher o banco de formaturas da sua comissão! 

É muito importante para a segurança da sua turma, que vocês procurem o histórico de clientes desta empresa e investiguem como era a relação deles com ela. Nestes casos, todos os detalhes são importantes, então perguntem sobre a relação com o time de atendimento, transparência dos pagamentos e saques, o acesso às informações financeiras… se algum detalhe parecer suspeito ou confuso, desconfie!

6. Desconfie dos descontos

Muitos não sabem, mas a prática de venda casada é crime. Ela nada mais é de que uma forma de vincular a compra de um produto ou serviço à outro, e  isso é algo muito comum no mercado de formaturas. 

Frequentemente escutamos sobre descontos generosos em pacotes de adesão caso a comissão de formatura também feche o serviço de foto e filmagem, não é? No caso do banco de formaturas, ele não deve oferecer descontos atrelados a uma empresa de formaturas e a produção da festa, viu? 

O Código de Defesa do Consumidor considera esta prática crime. As empresas ludibriarem seus consumidores com ofertas que acabam fazendo com que eles percam seu livre arbítrio e assinem contratos duvidosos a partir de descontos, ou seja, você deve desconfiar destas propostas, ok?

7. Você tem acesso aos valores da sua arrecadação?

Um dos grandes motivos que tornam as fraudes e calotes tão recorrentes no mercado de formaturas é pela falta de transparência entre a comissão de formatura e as empresas de formatura. 

Infelizmente as empresas de formatura não têm o costume de serem transparentes. Tanto em relação aos valores e fluxos de caixa das comissões que as contratam. E por mais transparente que a empresa diga ser, é difícil que as comissões que as contrataram terem acesso aos extratos onlines e relatórios financeiros de sua festa de formatura.

Para garantir que o banco de formaturas mantém o dinheiro da sua arrecadação em segurança, sempre solicite os relatórios financeiros e acompanhe diariamente todas as entradas e saídas da sua turma. Desta forma, você garante que a sua festa de formatura aconteça como esperado.


Então, de todos os pontos levantados aqui, é importante lembrar que estes são apenas indícios de que a empresa de formatura e o banco de formaturas são um só. E não dá para afirmar que somente um desses pontos mostra que a empresa não é um banco de formaturas. 

O Keeper nasceu para descomplicar a sua arrecadação financeira. Garantimos que a segurança, a transparência e controle do dinheiro da sua formatura estejam nas suas mãos. Se quiser saber como podemos transformar a sua arrecadação, mande uma mensagem!