Keeper Formaturas

Após a formatura: as dores e aprendizados do início de carreira

O início de carreira pode ser um dos momentos mais desafiadores na vida de qualquer recém formado. Então reunimos aqui quais são as maiores dificuldades que os formandos podem ter no início da carreira profissional e dicas para enfrentá-las de frente.

O início de carreira pode ser um dos momentos mais desafiadores na vida de qualquer recém formado. São inúmeras dúvidas e caminhos a seguir. Mas a verdade, é que ninguém está totalmente preparado para a vida pós formatura, principalmente em relação a vida profissional! 

Então reunimos aqui quais são as maiores dificuldades que os formandos podem ter no início da carreira profissional e dicas para enfrentá-las de frente. Confira:

Como se diferenciar da concorrência no mercado de trabalho mesmo com pouca experiência?

Um dos maiores erros de um recém formado é achar que apenas o conteúdo que aprendeu dentro da faculdade é suficiente para lhe dar uma boa colocação e capacidade profissional. 

A verdade, é que para se diferenciar da concorrência no mercado de trabalho mesmo com pouca experiência profissional é preciso apostar em cursos de atualização. Se mostrar interessado e em constante aprendizado. Afinal, atualmente de um dia para o outro surgem novas técnicas, termos e metodologias de trabalho.

Além de unir suas vivências pessoais dentro da faculdade (por exemplo, em projetos acadêmicos ou entidades), todo o conteúdo teórico e o que aprendeu durante o estágio, você precisa se mostrar capaz de ir além do esperado! Uma boa dica é acessar cursos online gratuitos, a FGV Online e a Udemy são boas plataformas para começar a procurar.

Devo começar minha carreira em uma grande empresa ou uma startup?

Sempre reforçamos a importância de traçar um plano para alcançar os objetivos de carreira. Ou seja, quais serão os passos que deverá cumprir para, por exemplo, se tornar diretor?

Em relação a dúvida de iniciar a carreira profissional em uma grande empresa ou uma startup, é importante questionar como cada uma das opções de escolha o deixaria mais próximo de atingir seu objetivo de carreira final.

Os escopos de trabalho em uma grande empresa ou uma startup, assim como tempo de aprendizagem, de promoção ou então os benefícios trabalhistas são muito diferentes. Mas existem pontos positivos e negativos entre os dois modelos de negócio.

Como lidar com a ansiedade e o medo de errar?

É bastante comum quando começamos em um novo emprego ou então ganhamos novas atribuições que fiquemos inseguros e com medo de errar. E esses sentimentos são comuns por justamente serem desafios que não sabemos ainda qual é o resultado que iremos obter, quais habilidades ou know-how temos para desempenhá-los.

Entretanto, é preciso entender que quando erramos, consequentemente aprendemos e que o medo de errar, nos torna mais cuidadosos com nossas ações. E partindo deste princípio, é importante que não tenhamos vergonha de pedir por direcionamento, ou então pressa para alcançar resultados rápidos. Afinal, nem sempre o processo de desenvolvimento será no tempo esperado por você e tá tudo bem!

Saiba receber críticas, fazer as perguntas certas para ter as respostas que precisa e não tenha medo de errar!

Não queira abraçar o mundo

Outra característica comum ao recém formado, é a de querer abraçar o mundo e assumir mais responsabilidades do que consegue executar para se destacar. A pressão entre resultados e querer construir credibilidade entre o time, muitas vezes faz com que involuntariamente assumamos mais tarefas do que damos conta.

Entretanto, ao mesmo em que é importante ser proativo, é preciso ter auto responsabilidade e não se sobrecarregar com deadlines que não conseguirá cumprir. E para evitar que isso aconteça, também é importante saber trabalhar em equipe, afinal, duas cabeças pensam melhor do que uma!

Não tenha medo de pedir ajuda

Quando ocupamos cargos juniores, também somos avaliados por nossa curva de aprendizagem dentro da empresa, sabia? Afinal, ninguém é obrigado a sair da faculdade sabendo tudo, não é mesmo?

Mas é importante tentar entregar e desenvolver da melhor forma as tarefas designadas a você. E muitas vezes, isso também significa pedir ajuda! Ir atrás de conhecimento e procurar entender aquilo que não temos know-how para realizar as entregas.

Por isso, não tenha medo de pedir ajuda! Além de agregar ao seu desenvolvimento profissional, muitas vezes você terá a oportunidade de descobrir novas áreas e lidar com diferentes perfis de colegas de trabalho.

Descubra seu propósito

Por fim, a maior dica que o Blog do Keeper pode dar para você que está no início da carreira, é: descubra seu propósito. Encontre o que te motiva, descubra se está na profissão certa e não tenha medo de recomeçar.

Você está no momento de ter uma visão ampla de como o mercado de trabalho funciona, descobrir quais são as hard skills e soft skills que sua área demanda e que tipo de profissional você quer ser no futuro.

Por isso, não tenha medo de se posicionar e procurar uma empresa que tenha uma cultura e valores parecidos com o seu!