Keeper Formaturas

4 dicas para a comissão de formatura economizar

As festas de formatura são caras? Sim, mas isso não significa que não há espaço para baratear seus custos! Entretanto, existem diversas formas da comissão de formatura economizar na organização da festa.

Em contrapartida, que são ignoradas por muitas comissões de formatura e que garantem que os formandos gastem menos mês a mês.

Aqui, separamos 4 dicas boas que aprendemos ao longo da nossa história. E que asseguram que a festa de formatura fique mais barata para todxs!

Dica #1 Comece a negociar com os fornecedores só depois do início da arrecadação

Essa é a dica que ninguém te contou e vale ouro.

Começar a negociar com os fornecedores da festa depois que a arrecadação já está em andamento, significa começar a negociar com um maior poder de barganha. Sabe porque?

O poder de barganha é uma força existente no mercado entre compradores e fornecedores. E faz a comissão de formatura economizar muito! E é caracterizado pelo poder de decisão dos compradores sobre determinados produtos e serviços.

Basicamente, quanto maior o poder financeiro de uma comissão de formatura no momento de fechar um contrato, maior o seu poder de discutir o valor a ser pago, podendo alcançar altos descontos.

Quando uma comissão de formatura fecha um contrato antes mesmo de começar a sua arrecadação, invariavelmente vai acabar pagando mais por aquele serviço. Isso porque não tem como negociar os valores e ainda não sabe se precisa adequá-lo ao seu caixa.

Por isso, é muito melhor negociar com os fornecedores depois de ter iniciado a arrecadação e assim chegar em um valor e descontos que se encaixem no orçamento da festa de formatura.

Antes junte dinheiro e comece a negociar com um poder de barganha muito mais forte! Conseguindo condições especiais com as agências de formatura e fornecedores. É muito melhor ter como negociar, do que simplesmente aceitar! Lembre disso.

Dica #2 Exija comprovantes das empresas de formatura

Bem como já falamos aqui, é comum no mercado de formatura que as agências cobrem taxas administrativas pela contratação dos fornecedores.

Basicamente, quando um fornecedor custa mil reais e a agência repassa esse valor para as comissões de formatura com um preço maior. Ficando com essa diferença, ganhando em cima da comissão duas vezes.

Isso só pode acontecer se estiver claro e combinado entre todas as partes no contrato, caso o contrário a agência está enganando a comissão.

A melhor forma de garantir que isso não aconteça e que as empresas de formatura cumpram com seus deveres é através do contrato e da prestação de contas.

Como dissemos anteriormente, festas de formatura são muito caras e a comissão tem todo direito de exigir notas fiscais e balanços de caixa transparentes das empresas contratadas.

Dica #3 Contrate os fornecedores diretamente

Essa dica está relacionada com o problema da dica anterior. Ao negociar diretamente com os fornecedores sem o intermédio de nenhuma agência de formatura, a comissão evita que seja cobrada essa taxa administrativa do serviço contratado.

Claro que nem todos os contratos podem ser fechados diretamente. Mas isso não significa que, nenhum pode. Por isso, a sua comissão precisa ficar atenta em relação a quais fornecedores pode contratar sem dores de cabeça, economizando muito.

Dica #4 Pesquise

A pesquisa é uma parte fundamental para a organização da festa de formatura, já percebeu né? E com ela, sua comissão de formatura também pode economizar!

E para escolher os fornecedores a sua comissão precisa ter muito cuidado, ainda existem muitas empresas de má índole no mercado. Que podem prejudicar a sua formatura por não conseguirem entregar o serviço contratado. Os casos de falência são mais comuns do que parecem, acredite.

Para ter certeza que os fornecedores contratados são sérios, vale checar não só em sites como o Reclame Aqui, mas também com outras comissões de formatura.

É comum que as comissões se baseiem em comissões passadas de sua mesma faculdade. Isso é ótimo, mas não é suficiente!

É comum que as comissões procurem turmas veteranas ou realizem auditorias para escolher os fornecedores. E essa é uma ótima ideia! Assim, a comissão garante que não irá escolher errado e se arrepender depois.

Existe um mundo de comissões de formaturas, todos os anos, que passam por dificuldades, aprendizados e quebram barreiras. Por que não aproveitar toda essa oportunidade?

Quer saber ainda mais sobre como economizar na festa de formatura? Deixe um comentário que nosso time irá te ajudar!